Esse setor da economia se preocupa em buscar destinos e ciclos de vida mais sustentáveis para roupas, calçados e acessórios.

A indústria da moda gera milhões de toneladas de resíduos anualmente em todo o mundo. Só no Brasil, são quatro milhões todos os anos.

A partir deste mês, vamos começar a falar sobre moda sustentável, um tema que precisa ser mais amplamente debatido. Infelizmente o brasileiro ainda não tem como hábito, restaurar artigos têxteis, calçados e acessórios. Comprar uma nova peça, quando outras já não estão mais na moda, não lhe servem mais ou já estão muito gastas é quase sempre a primeira opção. Aquelas que não são mais interessantes muitas vezes são doadas ou até mesmo descartadas.

Acontece que essa cultura prejudica – e muito – não apenas o meio ambiente, mas a economia e questões de âmbito social. Mas, afinal, o que é moda sustentável?

Moda sustentável é o setor da economia que se preocupa em buscar soluções sustentáveis para o ciclo de vida de roupas, calçados e acessórios. O objetivo central desse movimento é planejar formas para minimizar os impactos causados por esse mercado, bem como conscientizar sobre a importância de incentivar uma moda mais atemporal e durável, desencorajando o consumo excessivo. Algumas das práticas da indústria que envolvem esse processo são:

  • Produção de peças com matéria-prima reciclada ou orgânica;
  • Buscar processos fabris mais sustentáveis, com menor consumo de energia e água;
  • Adoção de práticas fabris que visam menor emissão de gases poluentes;
  • Adoção de práticas responsáveis e justas para os trabalhadores.

Esse assunto não é novo, há registros de ações mais sustentáveis no mundo da moda desde a década de 1960, tendo sido bastante impulsionada pelo movimento hippie. Contudo esse debate passou a ser tratado com mais afinco nos anos 2010. Entretanto há muito o que ser falado ainda, já que cerca de quatro milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartadas no meio ambiente todos os anos, só no Brasil. Enquanto consumidores, alguns hábitos contribuem para a sustentabilidade do mercado da moda:

  • Pesquisar sobre a origem das peças que adquire;
  • Optar por marcas eco e socialmente responsáveis;
  • Não consumir de marcas que utilizam mão de obra análoga a escravidão em seus processos fabris;
  • Preferir customizar ou reformar suas peças, em vez de comprar novas.

Como vimos, a moda é um nicho que ainda representa uma séria ameaça ao meio ambiente, economia e sociedade. A atenção deve estar voltada à produção mundial, porém o Brasil precisa centrar suas discussões para o tema, quando se trata de sustentabilidade e ações responsáveis.