Nesta semana, o meio ambiente vibra com duas importantes datas: o Dia do Biólogo, que acontece nesta terça, 03, e o Dia da Amazônia, comemorado na quinta, 05.
As duas comemorações se conectam, já que o Biólogo tem fundamental papel na preservação de um dos maiores e mais valiosos biomas do mundo. Milhares de espécies dependem da preservação da Amazônia para continuarem existindo, inclusive a humana.
Nesta semana, o meio ambiente vibra com duas importantes datas: o Dia do Biólogo, que acontece nesta terça, 03, e o Dia da Amazônia, comemorado na quinta, 05. Ambas são destinadas à reflexão sobre a importância de proteger o nosso planeta. O primeiro é focado em homenagear profissionais que têm um papel fundamental nesse processo. Já a segunda comemoração traz à tona o quanto a Amazônia é um bioma que garante a sobrevivência da vida na Terra.
Biologia é a ciência que permite conhecer o início da vida. Isso faz com que o profissional da área saiba o quanto é essencial proteger o meio ambiente, sob pena de sérios danos a todas as espécies animais e vegetais. Nesse contexto o Dia do Biólogo se conecta diretamente ao dia que visa alertar sobre a preservação da maior floresta tropical do mundo.
Um dos patrimônios naturais mais valiosos da humanidade está constantemente risco, sendo um grande desafio protegê-lo. Seus sete milhões de quilômetros quadrados abrigam milhares de espécies animais, vegetais e arbóreas, atraindo os olhares de ações gananciosas, que buscam extração de madeira, mineração e obras ilegais, além da transformação da floresta em áreas para pasto e agricultura. Tendo em vista essas questões, cabe ressaltar que as celebrações deste mês são substanciais, a fim de garantir a subsistência das gerações futuras. Parabéns a todos os Biólogos e um salve à nossa amada Amazônia!