Data visa mostrar que consumo consciente não se trata apenas de reduzir custos financeiros, mas também dos impactos que isso traz ao planeta.
Ainda é comum que as pessoas só se preocupem com as questões financeiras do consumo, sem pensar em onde vão parar tantos resíduos produzidos a partir de hábitos não conscientes.
Você é daqueles que se preocupa com o que compra, analisa as reais necessidades dos produtos que pretende adquirir, pondera sobre como eles foram produzidos? Ou simplesmente saca a carteira e passa o cartão sem pensar no amanhã?
Por mais que você ainda não tenha desenvolvido uma consciência sobre os seus hábitos de consumo, é muito importante que saiba: sim, eles refletem no futuro do planeta. Isso, porque envolvem desde a reciclagem de embalagens, até o tipo de mão de obra empregada, por exemplo.
Em geral, as pessoas ainda só se preocupam com as questões financeiras do consumo, sem pensar em onde vão parar tantos resíduos produzidos a partir de hábitos não conscientes. Você sabia que existem tecidos que consomem menos água na sua lavagem, devido às suas características? Isso lhe parece melhor do que roupas com materiais que não tem esses atributos em sua formação?
É sobre isto que este post trata: pensar antes de simplesmente comprar. Além disso, você já contou quantas calças e camisas tem em seu armário antes de realizar uma compra? Já pensou no que fazer com tantas peças inutilizadas? Sim, porque é impossível que uma única pessoa consiga usar tantas roupas.
O mesmo raciocínio deve ser levado em conta no consumo de equipamentos eletrônicos. Quem aqui não se sente tentado a trocar de celular cada vez que a sua marca favorita lança um novo modelo? E sabe o que acontece com os aparelhos descartados? Pois é… imagina o tanto de lixo eletrônico que é despejado na natureza. Um grande transtorno ao meio ambiente. O Dia Nacional do consumo consciente tem o objetivo de mostrar à sociedade que não se trata apenas de reduzir custos financeiros, mas também dos impactos que isso traz ao planeta. Seja no supermercado, no closet ou no escritório, refletir, planejar antes de comprar algo novo é sempre a melhor saída para evitar uma montanha desnecessária de resíduos que anualmente é dispensada no meio ambiente.