O solo é um elemento não renovável e, portanto, um recurso limitado. Além de ser de extrema importância para o sistema agrícola, ele serve de habitat para muitas espécies.

As ações humanas, sobretudo o desmatamento, são as principais causadoras dos impactos causados ao solo. Ao degradá-lo, perde-se sua capacidade produtiva, que não há como ser recuperada. Por isso, há uma preocupação e necessária conscientização para a preservação dessa substancial matéria natural.

Entenda de que formas o solo pode ser degradado:

Erosão

Embora seja um processo natural, pode ser agravada pela intervenção humana. A erosão consiste no desgaste e consequente transformação do solo, ocasionada por questões externas.

O desmatamento é um dos principais fatores de risco de erosões, já que a vegetação protege o solo dos impactos da água sobre a superfície, além do calor do sol e do vento.Os resultados desse evento são, principalmente, a infertilidade do solo.

Salinização

Da mesma forma que as erosões, esse fenômeno também é natural, sendo extremamente prejudicial ao solo a partir de sua intensificação com as ações humanas. Um dos principais aspectos é o emprego de métodos inadequados na agricultura.

A salinização se caracteriza pelo acúmulo de sais minerais no solo, provenientes da chuva, dos mares ou das águas utilizadas na produção agrícola. Embora seja natural conter sais minerais no solo, em excesso eles podem prejudicá-lo. Esse aumento é, em geral, provocado por questões relativas a processos impróprios de produção e extração.

Compactação

Se caracteriza pelo aumento da densidade do solo, pela redução da sua porosidade e permeabilidade. Esses fatores tendem a ocorrer em consequência de grande atrito ou pressão contínua, em função do tráfego intenso de maquinários agrícolas e de animais, além da incorreta manipulação do solo.

Com isso, as características do solo se alteram, causando danos e afetando o desenvolvimento da vegetação presente. Além disso, o processo prejudica passagem da água, as trocas gasosas, limita o movimento de nutrientes e favorece erosões.

Contaminação química

Um dos principais problemas ambientais da atualidade, traz sérios danos, tais como a improdutividade do solo e a perda da fauna e flora locais. O fato decorre principalmente do uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas, além do descarte incorreto de resíduos.

Sem dúvida uma das maiores consequências da atividade humana, que pode afetar todo o ecossistema local.

Devido a todos esses e muitos outros fatores, é fundamental conscientizar a população mundial a respeito dos riscos de prejudicar o solo. Por isso, esse dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) com o intuito de trazer à tona essas questões.