Como temos falado nos últimos meses, as energias renováveis são meios importantes de geração, utilizando os recursos que temos disponíveis. Hoje, iremos conhecer mais sobre a energia hidráulica.
Para nós brasileiros, as usinas hidrelétricas são uma realidade muito próxima. Devido à abundância de rios, o nosso território se torna favorável para a utilização dessa fonte de energia.
Para a sua produção é necessária a criação de uma Usina Hidrelétrica, aonde se constrói uma barragem, que irá represar a água. Com isso, ela percorre um caminho até chegar às turbinas hidráulicas, que ao se movimentarem, produzem energia mecânica, posteriormente convertida para energia elétrica, através de um gerador. Após, a água volta a seu leito natural pelo canal de fuga.
Por não emitir gases do efeito estufa e por ser produzida com recursos hidráulicos, ela é considerada uma energia renovável, no entanto, gera impactos negativos ao meio ambiente.
A sua criação, faz com que as matas ao redor sejam inundadas, gerando efeitos a fauna e flora da região. As famílias, que ali habitam são realocadas, causando também um problema social. Ainda, as árvores inundadas passam a sofrer um processo de decomposição, produzindo Gás Metano, causador do efeito estufa. Atualmente, essa fonte representa 70% da produção de energia brasileira, com aproximadamente 196 usinas funcionando pelo país.